abril 08, 2010

Canon EOS 7D


Canon 7D, a nova garota japonesa. 18 megapixels, velocidade de 8 fps e ela filma full HD em velocidade e qualidade profissional.

Hoje me dei conta que eu nunca fiz uma postagem a altura da nobre Canon 7D. Por que? Porque câmeras são irrelevantes e são de longe o elemento menos importante do seu sistema fotográfico.

Entretando, se eu não escrevo sobre câmeras, ninguém vem para esse blog, então, lá vou eu.

A Canon 7D é a irmã mais nova da Canon 1D Mark IV. É uma câmera de sensor APS-C, fator de corte 1.6 e exporta um sensor de 18 megapixels.

A Canon 7D pode ser considerada uma marca na história da fotografia digital pois altera definitivamente um certo estado de coisas na indústria fotográfica que tinha se mantido intocado até seu lançamento:
  • A Canon devotava seu tempo e melhor tecnologia aos segmentos iniciante e profissional. Veja por exemplo câmeras legendárias como a Canon 400D e a Canon 1Ds Mark III.
  • A câmera semi profissional da Canon (30D, 40D, 50D) era desenhada de forma modesta, posicionada acima da categoria amadora da Nikon e abaixo da categoria semi-profissional apanhando de câmeras como as D200 e D300
  • habilidades de video constituíam um aspecto assessório da câmera e não faziam parte do conjunto de especificações que poderiam definir a escolha do cliente.
Esses aspectos mudaram com o advento da Canon 7D.

A Canon veio para desbancar o reinado da D300 e para estabelecer uma nova categoria dentro da linha EOS:
  • uma câmera que constitua um corpo extra para profissionais que possuem uma Câmera 1Ds ou 1D e não querem ter de gastar mais dinheiro ou carregar mais peso.
  • uma câmera que possa atender a necessidade de fotógrafos que trabalham em condições mais controladas e não precisam da robustez e do peso de uma câmera como a 1D Mark IV.
  • uma câmera de auto nível para pessoas que já tem um grande investimento em lentes do tipo EF-S e não querem se dar ao trabalho de ter de trocar tudo por lentes full-frame.
  • uma câmera que permita gravação de vídeos em 1080HD em velocidade de quadro 23.97 ou 29.97.
Como a essa altura já há na internet um milhão de análises sobre a 7D, deixa eu dizer para você um pouco das coisas que você não pode descobrir lendo fichas técnicas na web.

A Canon 7D apresenta a melhor ergonomia já colocada em uma câmera da marca. A sensação física de segurar uma 7D é como colocar uma luva, especialmente para pessoas com mãos pequenas como a minha. Comparada com a 7D, a 5D Mark II parece um trambolho e a 1D Mark IV um indesejável tijolo. Ela é mais leve e menor do que a 5D Mark II e, embora a diferença seja pequena, é suficiente para sentir na mão, especialmente se você passa horas segurando a câmera.

A Canon 7D tem a velocidade de 8fps. Se você trabalha com esporte, não pense nem por um minuto em adquirir outra câmera da Canon, a não ser que se trate da 1D Mark IV. Todas as outras câmeras da Canon comparadas são uma tartaruga. A Canon 5D Mark II é tao lenta (3.9 fps) que para certos estilos de fotografia de casamento, eu duvido que ela tenha a velocidade suficiente.

O obturador da 7D soa muito próximo ao da 40 ou 50D. Não soa, nem se compara ao som preciso, elegante e a resistência hercúlea de uma 1D Mark IV.

O fator de corte 1.6 atrapalha menos do que o fator de corte 1.3 da 1D Mark IV. Hoje você pode comprar a excelente Canon 10-22mm f/ 3.5-4.5 e ter a mesma cobertura de uma 16-35mm f/2.8. Essa é uma grande vantagem da 7D sobre a 1D Mark IV. O fator de corte ESCROTO da Mark IV (1.3), estraga qualquer possibilidade de fotografia grande-angular extrema. Na 1D Mark IV, a distância focal mais aberta possível usando lentes Canon é 18,2mm, se você usar uma lente 14mm f/2.8 de US$2000,00 que só serve para isso.

A Canon 7D apresenta, até ISO 3200, imagens tão limpas, em termos de ruído, quanto a Canon 5D Mark II. Entretanto, com muito mais redução de ruído aplicada, o que resulta em perda nos detalhes e alguns artefatos na imagem. Se você diminuir a redução de ruído nativa da câmera, suas imagens sairão com mais ruído que fotografias criadas na 5D Mark II, mas vai melhorar muito a nitidez nos pequenos detalhes da imagem. Pessoalmente, diminuir a redução de ruído da Canon 7D é a primeira coisa a fazer, especialmente se você fotografa em JPEG.

A Canon 7D é a primeira câmera da marca cujo flash embutido é capaz de controlar outros flashes Canon a distância! Isso significa que você não mais precisa ter um transmissor ST-E2 ou um flash 580EX II só para atuar como comando. Eu uso controladores pocket wizard Mini and Flex para minha fotografia com flashes fora da câmera, mas saber que, se eu precisar, tenho um controlador embutido na 7D é para o que eu faço, motivo para esquecer a 5D Mark II e nunca olhar para trás.

E o vídeo? Isso é coisa de gente fresca e não tem menor utilidade para fotógrafo sério. ERRADO! integração vídeo e fotografia é o futuro, e se você não entender isso, vai ficar de fora. Mês passado eu estava já fazendo um curso sobre edição de vídeos no Final Cut Pro e, putz, devia ter começado antes! Massa, massa, massa!

A Canon percebeu o potencial do vídeo para câmeras DSLR, passou na frente da pioneira Nikon e oferece a melhor qualidade de vídeo em DSLR do mercado com a 7D e a 5D Mark II.

O vídeo criado pela 7D é muito bom. Eu e um amigo meu, Tiago Santos, que é videógrafo há muito tempo, comparamos ela com a JVC GY-HM100U, aqui em Toronto, na loja central da Vistek. A imagem da 7D é agradável e convincente, mesmo quando comparada a uma câmera feita somente para gravação de vídeo. A JVC GY-HM100U tem imagem melhor? Em termos gerais sim, tem uma ergonomia totalmente adequada `a videografia e vem com um bom microfone. A Canon 7D tem a vantagem de poder utilizar lentes com profundidade de foco bem rasa o que dá uma qualidade cinematográfica aos vídeo filmados com ela. Para fazer isso com câmeras tradicionais, custaria em torno 40.000 dólares usando um conjunto Red Camera e lentes Red Camera Pro Primes. Em comparação, com U$6000 você compra uma 7D, uma Tokina 11-16mm f/2.8, uma Canon 70-200mm f/2.8, uma 35mm f/1.4 e faz a festa.

As desvantagens do vídeo da 7D são:
  • Duração de 4G ou 12 min.
  • A ergonomia de uma DSLR é péssima para filmagem de vídeo. Tente filmar com a 7D, sem tripé ou uma veste de filmagem e vai parecer que você estava no meio de um terremoto.
  • O microfone da 7D é inútil. Se você pretende filmar com a 7D, compre um microfone de qualidade para usar junto com ela. Se vocês tiverem interesse eu posso fazer um artigo sobre melhores microfones para a 7D. É só me falar, em um email bem curtinho.
  • por fim, vídeo é uma forma de expressão completamente diferente de fotografia. Videografia digital pode obrigar você rapidamente a saber um bocado de coisa que você não queria ter de apreender, comprar equipamento que você não queria adquirir e aposentar precocemente bons computadores com poder de processamento suficientes para fotografia, mas aquém das emandas da produção de vídeo. como é que eu sei? É exatamente isso que está acontecendo comigo.
Enfim a 7D é uma das melhores opções no mercado hoje. Difícil de bater. Eu faria a besteira de deixar a Nikon para poder usufruir das qualidades do vídeo da 7D? Não! Trocar de Canon para Nikon é igual mudar de operadora de celular: mudam os problemas e a dificuldade é a mesma.
E já, já a Nikon lança uma baita câmera com tudo de bom que você precisa.

Para quem eu acho que a 7D serve?

  • fotógrafos profissionais sem área de atuação definida e que, portanto, precisam de flexibilidade.
  • fotógrafos de esporte e jornalismo que não tem dinheiro para comprar a Canon 1D Mark IV
  • Fotógrafos de casamento que não precisam de ISO 6400, para quem 18 megapixels é suficiente e que estejam dispostos a substituir lentes como a Canon 16-35mm, Canon 17-40mm e Canon 14mm por uma Canon EF-S 10-22mm ou uma Tokina 11-16mm
  • todo entusiasta da videografia (na minha opinião é a melhor câmera DSLR para vídeo).
Vale a pena o upgrade da 40D ou da 50D? Olha a 7D não é uma evolução da 50D. Ela é uma nova categoria por si. Se você tem o dinheiro, vai em frente e seja feliz! Se dinheiro é problema e você não tem interesse pela função vídeo, acho que você pode viver sem ela e esperar o que a 9D pode trazer no futuro.

Se o seu foco é fotografia de paisagens, e pode pagar, a Canon 5D Mark II é a câmera para você. Sem a menor sombra de dúvidas, esqueça a 7D. Se não pode pagar, a 7D com as lentes certas e boa técnica também te dará alegrias.